Você sabia? Exame de fundo de olho pode identificar várias doenças

Você sabia? Exame de fundo de olho pode identificar várias doenças

A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, e, para manter a saúde ocular, é fundamental realizar consultas oftalmológicas regularmente, bem como exames que detectam de forma precoce inúmeras doenças. Uma das análises mais completas e detalhadas da situação das estruturas do fundo de olho, nervo óptico, vasos retinianos e da retina propriamente dita, a fundoscopia é capaz de apontar problemas.

O exame é tão eficaz principalmente devido a estrutura da retina, que funciona como uma espécie de janela através da qual é possível se enxergar a saúde do organismo de maneira geral. Através dos olhos, o especialista pode avaliar artérias, veias e nervos, e, em tese, qualquer doença que acometa estas áreas poderia ser identificada através desta avaliação.

Entretanto, as patologias comumente identificadas pela fundoscopia são sífilis, AIDS e toxoplasmose (infecciosas), leucemia e linfoma (doenças do sangue), hipertensão e diabetes (crônicas), tumores na cabeça (neurológicas), glaucoma e degeneração da retina (doenças dos olhos). Um fato interessante é que algumas destas doenças são descobertas principalmente por causa dos vasos dos olhos, uma vez que um olho saudável possui vasos íntegros e sem alteração.

Por fim, vale dizer que as patologias crônicas apenas são identificadas pelos olhos quando o quadro já está avançado, uma vez que o exame de fundo de olho não é realizado para diagnóstico, mas para o acompanhamento clínico. Silenciosas, estas doenças comumente não apresentam sintomas expressivos, o que apenas reforça a importância da realização de um check-up, tanto geral quanto ocular, regularmente.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta