Enquanto no passado a vitamina C livrou milhares de marinheiros do escorbuto, atualmente este micronutriente coleciona feitos, atuando desde a produção de colágeno até o fortalecimento da imunidade frente a tumores e infecções. Grande parte destas vantagens se deve a seu poderoso efeito antioxidante, capaz de combater os radicais livres que, em excesso, danificam as células do organismo. E há quem diga que a vitamina pode ser extremamente benéfica à saúde dos olhos. Confira:
Segundo especialistas, uma alimentação pobre em antioxidantes contribui para o envelhecimento do cristalino tanto quanto para o geral do corpo, e, além da vitamina C, presente principalmente na laranja, mexerica, limão, acerola, goiaba e kiwi, uma outra opção de nutriente é o manganês, presente nos vegetais verde-escuros e grãos integrais.
A dica é priorizar os alimentos ao natural, e, caso opte por cozinhá-los de alguma forma, a saída é utilizar a água do cozimento em outras receitas, como sopas ou carnes. Em caso de dúvidas, consulte o especialista!