Visão Subnormal: O que é?
Você sabe o que é uma visão subnormal? A condição ocorre comumente quando uma pessoa apresenta 30% ou menos de visão no melhor olho, mesmo após procedimentos clínicos e cirúrgicos ou correção com óculos comuns. Em outras palavras, quando há uma perda significativa de visão, mas com determinadas funcionalidades preservadas.
Indivíduos acometidos por visão subnormal ou baixa visão, como também é conhecida, apresentam dificuldade em enxergar detalhes no dia a dia, como feições, palavras impressas ou escritas em um quadro e letreiros de transportes públicos, por exemplo, e, embora a redução da visão central seja a mais comum, também pode ocorrer a diminuição da visão periférica ou de cores, e a incapacidade para definição de luz, contraste e foco.
A principal causa do problema é a degeneração macular relacionada à idade, entretanto, a retinopatia diabética tem sido apontada por especialistas como responsável por um número considerável de casos nos últimos anos. E, embora esteja relacionada principalmente à idade, a visão subnormal também pode ocorrer em pessoas mais jovens, decorrente de causa congênita, doenças hereditárias e traumas.
Por fim, vale lembrar que, para que esta e outras patologias oculares sejam evitadas ou mesmo identificadas de forma precoce e tratadas de modo a garantir melhores resultados, é fundamental que o indivíduo realize consultas periódicas com um oftalmologista.