Uveíte, o que é?

Uveíte, o que é?

Uma inflamação que acomete o trato uveal (composto pela íris, o corpo ciliar e a coroide), a Uveíte pode ser desencadeada por causas traumáticas, infecciosas, tumorais ou autoimunes, sendo as lacerações corneanas, perfurações oculares, queimaduras químicas e corpos estranhos intraoculares os principais exemplos de uveítes traumáticas.

Dentre as causas infecciosas, a principal é a toxoplasmose, enquanto metástases e tumores primários oculares são responsáveis por uveítes tumorais. Já no que diz respeito à sua forma autoimune, pode ser desencadeada por doenças sistêmicas, como artrite reumatoide juvenil, doença de Behçet e espondiloartropatia soronegativas.

Os principais sintomas que caracterizam esta inflamação são olhos vermelhos (devido ao processo inflamatório), visualização de pequenos pontos que se movimentam de acordo com a posição do olho, as chamadas “moscas volantes”. Além disso, o embaçamento visual e a dor localizada também são características de uveíte.

A doença acomete indivíduos de qualquer idade e sexo, sendo o diagnóstico precoce de suma importância para o tratamento e prevenção das crises inflamatórias. O tratamento pode ser feito com o uso de colírios e medicamentos orais e/ou endovenosos, segundo prescrição médica. Em alguns casos, levando em conta a gravidade da inflamação, faz-se necessária a internação do paciente.

Caso não seja tratada, a uveíte pode levar à baixa visual e à cegueira, devido às complicações ocasionadas pelo processo inflamatório. Vale lembrar que cada caso é analisado de forma independente, e que a baixa visual pode ser tanto reversível quanto irreversível. Por este motivo, consulte-se regularmente com o oftalmologista.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta