Desconhecido pela maioria dos pacientes, a gonioscopia é um exame para análise do seio camerular e da superfície do cristalino. É feito por meio do gonioscópio, um aparelho constituído por uma lente em forma de um cone, que é colocado em contato com a córnea e possibilita uma observação com ângulo de 360°
Trata-se de um procedimento bem simples e prático e deve ser realizado por um oftalmologista capacitado. A gonioscopia é muito utilizada para o diagnóstico de algumas doenças, como por exemplo o glaucoma e geralmente é solicitada após um exame clínico inicial para investigar. Também é utilizada para verificar outros problemas, como tumores, aderências da íris, cistos, entre outros.
Para sua realização, o paciente deve remover as lentes de contato e receberá dois tipos de colírio, um deles anestésico e outro gelatinoso, aquele que embaça a visão. A recomendação é que o paciente deve comparecer ao exame acompanhado por outra pessoa, pois terá dificuldades para enxergar com nitidez durante aproximadamente duas horas. Este exame também causa um leve desconforto, o que faz com que seja algo difícil de ser realizado em crianças.