Tipos de lentes para correção da presbiopia

Tipos de lentes para correção da presbiopia

Também conhecida como “vista cansada”, a presbiopia é um tipo de erro refrativo que prejudica a mudança de foco da visão de longe para a visão de perto. Muito comum em indivíduos acima dos quarenta anos de idade, esta ametropia faz com que a elasticidade do cristalino, a lente olho, seja diminuída, tornando mais frágil o músculo responsável pela acomodação. 

O processo é relacionado ao envelhecimento, e há pelo menos três tipos diferentes de lentes para óculos de grau comumente utilizadas para a sua correção, sendo as monofocais, as bifocais e as multifocais. As monofocais são lentes simples e de foco único, geralmente montadas em armações pequenas e que devem ser utilizadas para a visão de perto, por desfocarem as imagens à distância. 

As bifocais são facilmente identificadas por uma divisão presente entre a parte superior da lente (à distância) e a inferior (para perto), enquanto as multifocais representam uma evolução em relação à correção dos efeitos da presbiopia. Isso porque este tipo de lente tem como objetivo se assemelhar ao máximo ao funcionamento natural do cristalino, proporcionando focos distintos para distâncias diferentes. 

O efeito é possível graças a um aumento progressivo do grau, de cima para baixo, o que permite que o indivíduo tenha uma qualidade maior da visão, tanto de perto quanto de longe. E, na hora de optar por este tratamento, é preciso considerar não apenas os resultados de exames específicos e a análise clínica do especialista, mas também o material utilizado em cada lente e as características de cada tipo. Em caso de dúvidas, consulte o oftalmologista!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta