A presbiopia é um problema ocular que tem como característica principal uma alteração que acontece na visão, associada diretamente ao envelhecimento dos olhos, conhecida também por “vista cansada”.
Esse problema acaba resultando em uma dificuldade progressiva para conseguir focar os objetos próximos de maneira nítida, sendo que os sintomas da doença vão surgindo por volta dos 40 anos. O máximo do problema acontece em geral em torno dos 60 anos, levando a sintomas como dificuldade para leitura de letras pequenas, cansaço ocular ou visão desfocada, dores de cabeça, visão desfocada quando se tenta enxergar de perto, ardência nos olhos na tentativa de ler, bem como a sensação de pálpebras pesadas.
Sempre que esses sintomas estiverem presentes, a indicação é buscar por uma consulta com um oftalmologista, que vai fazer o diagnóstico certo e a orientação do tratamento adequado. O tratamento deve sempre ser orientado por um médico especialista, podendo ser feito por meio do uso das lentes de contato, de óculos, de cirurgias a laser ou mesmo cirurgias com implantação de lente intraocular.
Entre as possíveis causas da presbiopia estão o envelhecimento, com consequente enrijecimento do cristalino, a estrutura ocular que é responsável pelo foco. Quanto menor for a flexibilidade do cristalino, maior vai ser então a dificuldade para a mudança de forma e focar as imagens de maneira certa, levando então ao surgimento do problema em pessoas a partir da 4ª década de vida.
Já apresentou alguns desses sintomas? Entre em contato com nosso atendimento e agende já uma consulta.