Você sabe o que é Blefarospasmo? O termo é utilizado para nomear os espasmos ou contrações involuntárias dos músculos ao redor dos olhos que, impossíveis de serem controlados, resultam em um piscar involuntário e constante. O problema pode durar dias, com direito a curtos intervalos, e suas causas costumam ser desconhecidas. Entretanto, é o alerta de que algo não vai bem com a saúde – e não apenas a ocular. Confira:
Por mais que as causas exatas sejam desconhecidas, pesquisas apontam que determinados fatores podem contribuir para o aumento dos riscos de se desenvolver o Blefarospasmo, como a fadiga causada pelo uso contínuo de computadores ou monitores. Neste caso, a indicação é que os períodos de trabalho sejam intercalados com momentos de descanso dos olhos, uma mudança de foco de aproximadamente quinze minutos.
O estresse e a cafeína também aparecem como gatilhos para o problema, e, segundo especialistas, deve-se tentar evitar ou resolver sempre as situações do ambiente de trabalho e/ou familiar que estejam relacionadas ao aumento da ansiedade. Já o consumo de cafeína, bebidas energéticas ou cigarro deve ser reduzido ou suspenso. Para as causas não-identificadas, é fundamental uma consulta oftalmológica completa para a análise da função muscular das pálpebras, superfície ocular, erros refracionais ou fundo de olho. Em caso de dúvidas ou sintomas, procure o oftalmologista o quanto antes!