retinoblastoma-e-a-importancia-blog

Retinoblastoma e a importância de levar bebês ao oftalmologista

O retinoblastoma é um tipo de câncer  embrionário (se forma no período ainda de embrião) bastante raro, que  acomete  crianças no seu primeiro ano de vida. O  diagnóstico se dá pelo teste do olhinho.

A maioria dos casos desse tipo de câncer é esporádica, ou seja, a célula sofre mutação e passa a se multiplicar de forma descontrolada. Uma pequena parte dos casos tem como causa principal a hereditariedade, podendo a mutação do gene de supressão de tumor ser herdada de um dos pais da criança.

Alguns sintomas mais comuns do retinoblastoma são  pupila branca (leucocoria),dores nos olhos, redução da visão em um ou ambos os olhos, problemas com a movimentação dos olhos,desvio e aumento do globo ocular.

Há três principais tipos de retinoblastoma:

  • O unilateral, que afeta somente um olho e que representa de 60 a 75% em todos os casos, tendo causa espontânea, principalmente.
  • O bilateral, que afeta ambos os olhos, tendo como causa principal a hereditariedade.
  • O retinoblastoma trilateral, que é quando acontece a formação de um tumor relacionado com ele nas células do cérebro, atingindo crianças que possuem o retinoblastoma bilateral com causa hereditária.

O diagnóstico desse tipo de câncer é feito por meio do teste do olhinho com dilatação pupilar realizado pelo oftalmologista, que deve sempre ser realizado não só depois do nascimento, mas também precisa ser repetido frequentemente, até que a criança atinja os 5 anos de idade. Por isso, é necessário que os pais sempre levem o bebê ao oftalmologista a cada seis meses até 2 anos de idade e posteriormente um controle anual para que a doença possa ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta