A miopia infantil é quando a criança possui dificuldade para enxergar objetos ou pessoas que estão longe. Essa doença pode ser diagnosticada na infância precoce e tende a se desenvolver gradualmente, ou de maneira bastante rápida, influenciando na qualidade da visão.
A origem da miopia ainda gera dúvidas, mas acredita-se que a hereditariedade seja um fator muito relevante.
Não há como curar a miopia infantil. Entretanto, existem tratamentos que ajudam a desacelerar a progressão da doença, na tentativa de evitar que a criança sofra com casos mais graves.
E quais são as formas de retardar a miopia? Veja a seguir:
- Colírio com atropina: o colírio que contém a atropina é utilizado em uma diluição especial e se mostrou eficaz, segundo estudos, em desacelerar a progressão da miopia axial.
- Lentes de contato gás permeáveis (ou RGP): essas lentes gás permeáveis são um tipo de lente de alta qualidade, feitas a partir de uma combinação entre o plástico e o silicone.
- Óculos multifocais: trata-se de uma opção muito interessante, visto que as lentes multifocais para óculos podem combinar diferentes graus em apenas um item a ser usado pela criança.
- Hipocorreção da miopia: é um procedimento de cirurgia refrativa utilizado em certos casos para a correção da miopia infantil e para realizar uma hipocorreção, de maneira a corrigir o problema, pela redução do foco da tensão ocular.
Mantenha sempre o exame oftalmológico de sua criança em dia, para que esses casos não evoluam de forma significativa. A prevenção ainda é o melhor tratamento.