Qual a diferença entre Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia?
Quando a visão está normal, a imagem é captada e a focalização acontece no centro da retina, localizada no fundo do olho. Contudo, quando o indivíduo possui algum erro de refração, a imagem é captada de maneira irregular, sendo focalizada antes, depois ou mesmo em ângulos diferentes da retina.
As causas se devem ao tamanho e ao formato do olho, mais precisamente à córnea, cristalino e comprimento anteroposterior, de modo que a imagem que incide na retina é deformada e causa a falta de nitidez visual. Dentre os sintomas mais comuns estão a visão embaçada ou a distorção das imagens, dores ou de cabeça e lacrimejamento.
Os erros refrativos podem ser corrigidos provisoriamente por meio do uso de óculos ou lentes de contato, entretanto, o tratamento para eliminá-los ou reduzi-los de forma mais efetiva somente é alcançado através da cirurgia refrativa, e o diagnóstico é feito por meio de um auto refrator computadorizado, que capta o grau do paciente, seja ele de miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
Miopia
A visão míope se deve a curvatura acentuada da córnea, a camada externa que reveste anteriormente o olho, ou mesmo pelo comprimento do olho no sentido anteroposterior, o que faz com que a imagem captada seja focalizada antes da retina, provocando assim a distorção de imagens distantes. Em outras palavras, as pessoas míopes enxergam bem de perto e mau de longe.
Hipermetropia
A hipermetropia é decorrente da córnea muito plana ou do olho menor do que o normal, e faz com que a imagem se focalize depois da retina, o que, ao contrário da miopia, provoca a distorção das imagens de perto. Contudo, em graus mais elevados, pode prejudicar também a visão para longe.
Astigmatismo
Na visão astigmata, a córnea possui um formato irregular e apresenta ângulos diferentes, o que faz com que a imagem captada se focalize em diferentes pontos da retina, o que provoca a distorção de imagens tanto de perto quanto de longe.
Presbiopia
Já a presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada” e muito comum após os 40 anos de idade, ocorre quando o cristalino, ou seja, a lente natural dentro do olho e responsável pela focalização para perto, envelhece de forma natural, ocasionando a redução gradativa da visão para perto, sendo necessário afastar os objetos para que se possa enxergá-los melhor.