Qual a relação entre o diabetes gestacional e a catarata?

Uma doença sistêmica e que causa alterações no metabolismo, o Diabetes Gestacional se caracteriza como um tipo de intolerância à glicose, que se inicia ou é detectado no período gestacional. Já a catarata é uma doença ocular progressiva atrelada ao processo de envelhecimento do corpo, e que resulta na perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Saiba mais sobre a relação entre estas patologias no post de hoje!

Apesar de acometer, em sua maioria, idosos, a catarata também pode se desenvolver em decorrência de outros fatores que não o envelhecimento, e, dentre eles, estão os problemas metabólicos, como o diabetes. Isso porque o organismo apresenta uma disfunção metabólica que faz com que o pâncreas não produza insulina suficiente para metabolizar e distribuir a glicose consumida.

Em gestantes, o aumento da glicose decorrente desta disfunção é conhecido como Diabetes Gestacional, e a falta de controle pode acarretar em inúmeros problemas, como má formação fetal, abortos espontâneos e o desenvolvimento da catarata, aqui conhecida como catarata metabólica.

Segundo especialistas, assim que a mulher recebe a confirmação da gravidez, é fundamental o acompanhamento oftalmológico e endocrinológico, para além dos exames pré-natais, afinal, um diagnóstico precoce proporciona tratamentos mais efetivos. Além disso, manter a glicose sobre controle é de extrema importância, uma vez que o diabetes pode ser passado para o feto, fazendo com que este desenvolva a catarata congênita. Em caso de dúvidas, não deixe de consultar o especialista!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta