A visão é um dos nossos sentidos mais importantes e é responsável por facilitar a nossa comunicação, identificação de ambientes, objetos e facilitar a locomoção de forma geral. Porém, existem doenças e lesões que podem prejudicar esse sentido de forma temporária e até mesmo permanente.
Para te ajudar a conhecer melhor os principais problemas oculares elaboramos esse guia. Abaixo você confere quais são e suas características:
Ambliopia — Conhecida também como olho preguiçoso essa disfunção oftalmológica prejudica a visão, principalmente de crianças. Se não é detectada e tratada com tampão oclusor, lentes corretivas e em caso de estrabismo, com correção cirúrgica até os 7 anos, pode deixar sequela irreversível com baixa visual pelo resto da vida.
Astigmatismo — O problema é resultado da má formação da córnea e faz com as imagens que deveriam ser formadas na retina sejam formadas também em outras regiões do olho. A visão fica com os contornos das figuras desfocados, pode ser corrigido com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.
Blefarite — É caracterizada pela inflamação das pálpebras, causando sua irritação e também formação de estruturas semelhantes a caspa nessa região do olho. O problema causa irritação e inflamações que podem afetar toda a estrutura ocular, dependendo da extensão da inflamação.
Catarata — Acomete principalmente a população idosa e se caracteriza pela perda da transparência do cristalino. Essa perda costuma ser progressiva e pode acometer tanto um como os dois olhos. O tratamento é feito por meio de cirurgia na qual é implantada uma lente intraocular no lugar do cristalino opacificado.
Conjuntivite — A conjuntivite é resultado da inflamação da conjuntiva. O problema pode ter origem viral, bacteriana ou alérgica e causa irritação, sensação de areia, olhos vermelhos e lacrimejamento. O tratamento é feito com colírios específicos dependendo da etiologia.
Glaucoma — o glaucoma primário de ângulo aberto é uma doença que inicialmente não apresenta sintomas e que leva à perda progressiva da visão sendo notada quando o nervo óptico já está bastante lesionado.
Miopia —distúrbio de refração em que os raios luminosos formam o foco antes da retina; fazendo com que a pessoa tenha dificuldades de enxergar para longe. O tratamento pode ser com uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.
Hipermetropia — distúrbio de refração em que os raios luminosos formam o foco depois da retina; fazendo com que a pessoa tenha dificuldades de enxergar para perto. O tratamento pode ser com uso de óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa.
Já conhecia essas doenças e lesões? Diga nos comentários outras que ache importante citar e vamos ajudar a deixar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.