Porque olhar diretamente para o sol é perigoso?
Você já tentou olhar para o sol numa tentativa de enxergá-lo de fato? Pois, por mais perigosa e prejudicial que esta ideia seja, praticamente todo mundo já fez isso pelo menos uma vez na vida! Acontece que, embora o sol esteja a cerca de cento e cinquenta milhões de quilômetros da Terra, seus raios podem causar uma lesão ocular grave, e, em alguns casos, até mesmo irreversível.
As lesões causadas pelo sol caracterizam uma condição conhecida como retinopatia solar, com um padrão muito característico de dano ocular, e ocorrem quando os fótons (partículas leves) criam radicais livres, moléculas altamente reativas e que possuem a capacidade de danificar e até matar as células.
A lesão comumente ocorre na fóvea, um ponto da retina responsável pela visão central e nítida, e, dentre os efeitos colaterais, estão a visão embaçada ou mesmo um ponto cego central nos olhos. Muitos pacientes se recuperam destes sintomas com o tempo, contudo, alguns indivíduos desenvolvem problemas de visão duradouros.
Em teoria, uma pessoa pode até mesmo se tornar propriamente cega, com uma visão de 20/200 ou pior, apenas por olhar diretamente para o sol, contudo, não é provável que isto realmente resulte em cegueira total, uma vez que a retinopatia solar geralmente não prejudica a visão periférica.
Por fim, é importante ressaltar que olhar para o sol não é recomendado em nenhuma hipótese, sendo direta ou indiretamente, como através de uma câmera, telescópio ou binóculos não filtrados, independentemente do uso de óculos ou não. E, em caso de acidentes, procure imediatamente um médico oftalmologista!