A cirurgia de miopia por exemplo, costuma ser vista como uma alternativa excelente para poder enxergar melhor e sem precisar do auxílio de óculos ou lentes.
A maior parte das pessoas, não sabem que a cirurgia refrativa é sinônimo de uma correção a laser.
Entretanto, esse tipo de procedimento, na verdade, é indicado somente para o caso dos pacientes que têm córneas normais(regulares), idade acima de 18 a 21 anos e o grau estabilizado.
Existem pacientes que sofrem com miopias altas, que vão muito além dos 10 graus, as vezes não sendo possível realizar a correção do grau total visto que necessitaria do uso maior do laser.
No caso desses pacientes, a alternativa de cirurgia mais indicada é a chamada “lentes fácicas ou lente intra ocular”, que vão ser implantadas na parte interna dos olhos.
Nela, o que acontece é que lentes específicas voltadas para altos míopes são implantadas, ou anteriormente ou posteriormente à íris do paciente, considerando-se o modelo mais indicado. Cada caso sendo estudado individualmente.
Esse é um procedimento bastante seguro e muito eficaz, preservando a córnea do paciente no caso daqueles em que exista a ocorrência de ceracotocone por exemplo, e ele pode ser reversível já que é possível retirar as lentes, se for necessário.
Atualmente, também foram desenvolvidas lentes para corrigir o astigmatismo, seja ele com miopia ou sem, com hipermetropia ou sem.
Caso tenha interesse nessa cirurgia, entre em contato com o seu oftalmologista, para que ele faça uma avaliação e converse com você sobre o seu caso.