Hoje em dia, o uso de lentes de contato está bastante popularizado, contudo, esse fato não descarta a importância que essas lentes sejam adaptadas por um oftalmologista, nem mesmo que elas sejam certificadas por órgãos regulamentadores como a ANVISA, por exemplo.
Lentes de contato não certificadas podem colocar a saúde dos seus olhos em risco, e é sobre isso que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:
Riscos envolvidos:
O uso de qualquer tipo de lentes de contato exige cuidados constantes, e quando se tratando de lentes não certificadas, mesmo tomando todos os cuidados necessários, o fabricante não assegura que aquele produto segue os padrões de segurança exigidos internacionalmente para garantir a adaptabilidade do produto e também a saúde dos olhos.
Devido à falta de regulamentação na sua venda as lentes de contato podem ser adquiridas sem receita médica, podendo ser facilmente compradas em farmácias, por exemplo. Contudo, comprar lentes, mesmo que de fabricantes conceituados e certificados, sem orientação de um oftalmologista, é incorrer em um erro grave que pode colocar em risco a sua visão.
Para que seja indicado o uso de lentes de contato o oftalmologista precisa analisar a curvatura corneana, avaliar o filme lacrimal, fazer exames de fundo de olho e refração, além de poder indicar o uso de lentes temporárias para teste ou de uso prolongado, sendo gelatinosa, tórica, rigida, escleral ou semi-rígida. Ou seja, nem todo mundo pode usar lentes de contato.
Dentre as complicações mais graves que podem ser causadas pelas lentes de contato temos a irritação ocular, úlcera da córnea, conjuntivite alérgica entre outros. Por isso, além dos cuidados diários que devem ser tomados no uso de lentes, é necessário que a adaptação do produto seja realizada por um profissional habilitado, o oftalmologista.
Já teve problemas com o uso de lentes de contato? Conte pra gente nos comentários suas experiências ou dúvidas sobre o assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.