Quando ouvimos falar de olho biônico parece que estamos escutando algo sobre algum filme de ficção cientifica então algo fora da nossa realidade, contudo, já existem protótipos desse tipo de olho, como por exemplo o projeto Argus 2 já liberado pela FDA e, para o futuro, será muito útil para devolver a visão a pessoas que a perderam e também para adicionar melhorias a esse órgão. A visão conseguida ainda é muito baixa, e acreditamos que para substituir o olho humano deve demorar alguns anos ainda.
Nesse texto falaremos um pouco mais do olho biônico, mostrando em que fase de desenvolvimento se encontra os primeiros protótipos e suas funções. Acompanhe.
O que é?
O olho biônico é um protótipo de olho eletrônico que promete devolver a visão para pessoas cegas. Ele também funcionará no futuro para substituir olhos naturais por opções mais tecnológicas e com mais funções. Atualmente as experiências com implantes de olhos biônicos apenas ajudam a devolver a visão, o que já é bastante coisa.
Como funciona?
O olho biônico funciona captando a luz do ambiente e devolvendo, por meio de impulsos nervosos, as formas dessas luzes para o cérebro. Os olhos biônicos atuais conseguem apenas transmitir formas simples, porém, pensando em pessoas que não enxergavam nada antes do implante, isso já um grande avança. Com esse tipo de olho pessoas com cegueira conseguem identificar formas e obstáculos a sua frente.
Apesar de ainda serem bastante rudimentares os primeiros projetos de olhos biônicos, estudos mostram que em um futuro próximo já haverão opções mais modernas e mais acessíveis desse tipo de olho artificial.
E aí? Preparado para o futuro? As tecnologias ligadas a medicina são realmente fascinantes, não é mesmo? conta pra gente o que você achou do artigo nos comentários e caso tenha alguma dúvida é só perguntar.