O uso de óculos e lentes de contato para correções na visão
Quando um indivíduo apresenta algum erro refrativo, como Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo, é necessária, primeiramente, a avaliação pelo médico oftalmologista, além da realização de exames específicos para a identificação do problema e a definição do melhor método de tratamento.
E, na maioria dos casos, é prescrito o uso de lentes corretivas, seja por meio de óculos ou lentes de contato, que terão um grau e eixo estabelecidos de acordo com a necessidade de cada paciente. Contudo, quando o grau é muito elevado ou o uso de óculos torna-se incômodo, há ainda a opção da Cirurgia Refrativa, um procedimento cirúrgico com o objetivo de recuperar a boa condição da visão.
Entendendo a receita
Quando o uso de óculos é prescrito, o paciente recebe uma receita para que possa solicitá-lo em ótica de sua preferência, onde a lente será preparada seguindo as especificações apontadas nos exames e as observações do médico oftalmologista.
As siglas OD e OE representam o olho direito e o olho esquerdo, respetivamente. Já os números apontados na abreviação Esf. (de esférico), dizem respeito aos graus de Hipermetropia (quando positivo) e Miopia (quando negativos). Enquanto a Hipermetropia é a dificuldade para se enxergar de perto, a Miopia é a dificuldade em enxergar de longe.
O número antes da abreviação .Cyl ou .Cil (de cilindro), referem-se ao Astigmatismo, e no caso dos pacientes que não possuem este erro refrativo o espaço ficará em branco ou apresentará o número zero. Já quem possui terá ainda a marcação do Eixo do Astigmatismo, que pode variar de zero a 180°, onde o grau não é colocado em toda a lente.
Ao escolher os óculos de grau, é importante que o paciente opte por uma armação confortável e harmoniosa, de acordo com o tipo específico de rosto e que não trará desconforto nas atividades diárias. No caso das lentes de contato, indicadas principalmente para a prática de atividades físicas, é necessário informar ao oftalmologista sobre o desejo de usá-las, para que ele possa avaliar se é possível no caso em questão.