Os colírios são muito usados pela população sem indicação médica. Mas, apesar de parecer algo sem importância, isso pode trazer sérios riscos à saúde.
Muitas pessoas acabam utilizando colírios por conta própria – já que alguns podem ser comprados livremente nas farmácias – devido a problemas causados pela falta de umidade do ar nos períodos de seca ou pela as nuvens de poeira.
Esses eventos podem deixar os olhos mais ressecados, causando uma sensação de areia ao piscar, provocando vermelhidão ou coceiras.
Por conta dessa procura constante das pessoas pelos colírios para obter alívio, a Sociedade Brasileira de Glaucoma passou a cobrar um maior controle por parte da ANVISA para o comércio desse produto oftalmológico.
Alguns colírios, que podem ser vendidos sem receita e são vistos como inofensivos pela população, possuem corticóides na composição. Se forem usados de forma frequente, sem indicação médica, podem causar até cegueira.
Portanto, esses produtos podem colocar a saúde ocular das pessoas em risco, e é por conta disso que não se deve fazer uso deles indiscriminadamente.
A indicação é sempre passar por um especialista quando apresentar algum tipo de incômodo ou problema nos olhos, para obter o diagnóstico correto do quadro. Dessa forma, os pacientes evitam problemas mais graves no futuro.
É importante ressaltar que cada doença possui peculiaridades. Então, é importante que cada caso seja avaliado e o colírio específico indicado para cada paciente e por um período de tempo determinado.
Com esse controle e indicação correta, o paciente conseguirá manter a boa saúde da visão em dia.