O que influencia a cor dos olhos dos bebês?
Os olhos são órgãos complexos e constituídos por várias estruturas, dentre elas a íris e a pupila, sendo a primeira a parte colorida do olho e a segunda o orifício central, que tem seu diâmetro aumentado ou diminuído de acordo com a luminosidade do ambiente. E a cor dos nossos olhos interfere na capacidade de adaptação à luz que possuímos, tendo os mais escuros vantagem sobre os de cor clara neste aspecto. Mas afinal, o que influencia a cor dos olhos dos bebês? Confira:
Ainda durante o processo de formação, a cor dos olhos do bebê é diretamente influenciada pela herança genética, ou seja, pelos genes transmitidos pelos pais, e também pela quantidade de melanina encontrada na íris. A cópia dos genes herdados resulta da fusão entre os núcleos do óvulo e do espermatozoide após a fecundação, e, deste modo, cada indivíduo pode ter duas cópias iguais (castanho/castanho, por exemplo) ou diferentes (castanho/azul), dependendo da herança dos progenitores e seus antepassados.
Segundo especialistas, a determinação da cor dos olhos de um indivíduo é um processo complexo, com diversas condicionantes e combinações genéticas possíveis e que influenciam a cor final. E, quando a criança nasce, é necessário esperar, no mínimo, de três a seis meses para a identificação da cor definitiva dos olhos, uma vez que ela sofre modificações principalmente ao longo das primeiras doze semanas de vida.
O jogo dos genes
Levando em consideração que a cor dos olhos é definida por fatores genéticos, determinados pressupostos podem ser considerados como uma tentativa para “adivinhar” a cor dos olhos do bebê. Se ambos os pais tiverem olhos castanhos ou azuis, por exemplo, é possível que a criança também tenha. Entretanto, mesmo que ambos os genes sejam iguais, existe a possibilidade de o bebê ter olhos de cor diferente da de seus progenitores.
Se algum dos avós possuir olhos azuis, as chances de a criança nascer com a mesma cor aumentam ligeiramente, e, se um dos pais possui olhos castanhos e o outro azuis ou verdes, mas um dos avós possuir olhos castanhos, é provável que o bebê também tenha olhos desta cor. E, caso um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos, há grandes chances de a criança ter olhos verdes. Em caso de dúvidas sobre os olhos e a visão, consulte sempre um oftalmologista!