Seus olhos doem em locais iluminados, seja por luzes naturais ou artificiais, ou mesmo em dias nublados? Pode ser fotofobia, uma condição em que o indivíduo apresenta sensibilidade à luz e não consegue olhar diretamente para ela ou permanecer por muito tempo em ambientes claros. Saiba mais sobre o assunto no post de hoje! Confira:
Nossa retina é formada por células fotossensíveis, e, caso haja algum problema, os olhos passam a recusar o excesso de luz, gerando desconforto. Ao contrário do que se pode pensar, a fotofobia em si não é uma doença, mas sim um sintoma comum associado a várias outras condições – e nem todas estão relacionadas necessariamente à visão.
Os casos considerados leves podem fazer com que a pessoa olhe para baixo ou feche os olhos em salas bem iluminadas, enquanto os mais graves provocam uma dor considerável quando os olhos são expostos a quase qualquer tipo de luz. Segundo estudos, pessoas com íris de cor clara podem experimentar a condição com mais frequência, uma vez que a pigmentação atua também na proteção ocular.
De qualquer forma, só é possível definir o tratamento para quem reclama do problema após a realização de exame oftalmológico e a avaliação clínica do profissional. Por isso, em caso de dúvidas ou sintomas, vá ao oftalmologista o quanto antes!