A retinopatia diabética — RD é considerada uma das principais complicações relacionadas à diabetes e também é a principal causa de cegueira em pacientes entre os 20 e 74 anos. Por isso, é preciso ficar atento a essa complicação e conhecer suas características para evitar possíveis problemas relacionados. Confira abaixo:
O que é?
A retinopatia diabética é classificada como uma complicação da diabetes, causada pela alta concentração de açúcar no sangue. Ela pode acarretar danos à retina – parte posterior do olho. Se não identificada e tratada a tempo pode até mesmo levar a perda permanente da visão. Porém, para resultar em cegueira total, pode levar vários anos.
No intuito de evitar possíveis complicações, as pessoas que convivem com diabetes devem:
Fazer o controle rotineiro dos níveis de diabetes, colesterol e pressão arterial;
Comparecer às consultas oftalmológicas regularmente para triagem dos olhos
diabéticos.
Por que a diabetes prejudica a saúde dos olhos?
A nossa retina é composta por uma camada de células sensíveis à luz e que possuem função de convertê-la em impulsos elétricos ao cérebro, formando assim as imagens que vemos. Essa parte do olho precisa estar constantemente irrigada de sangue, que chega à retina por meio de micro vasos sanguíneos. É aí que está o grande problema.
Com o passar dos anos, as paredes dos microvasos vão perdendo as células e ficam como um tubo, cheio de pequenos buracos, por onde escapa sangue, encharcando a retina e diminuindo a visão progressivamente.
Quais os sintomas da retinopatia diabética?
Você não conseguirá identificar a retinopatia nos primeiros estágios de desenvolvimento sem a ajuda de um profissional. Nesse período os sintomas podem ser imperceptíveis à pessoa leiga.
Não havendo um diagnóstico precoce da complicação, a pessoa pode experimentar:
Perda gradual da capacidade visual;
Visão embaçada;
Formas não definidas flutuando no campo de visão;
Vermelhidão e dores oculares.
Quais as melhores opções de tratamento?
O tratamento específico para a retinopatia diabética só é indicado nos casos em que foram identificadas complicações que colocam a qualidade da visão em risco. Nesses casos, o médico poderá indicar diversos tipos de tratamento, e dentre eles, temos como principais:
Tratamento a laser;
Injeção de medicamentos específicos no interior dos olhos;
Operação para remoção de sangue ou tecido cicatricial dos olhos.
Nos casos mais brandos, apenas o controle dos níveis de açúcar no sangue podem solucionar o problema.
Já conhecia essa complicação da diabetes? Conte pra gente nos comentários suas experiências com o assunto e/ou dúvidas relacionadas. Será ótimo poder contar com a sua interação e te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.