O blefaroespasmo é uma condição que acontece quando uma ou ambas as pálpebras tremem involuntariamente.
Isso faz com que a pessoa que sofre com essa condição pisque mais vezes do que o normal. Ou sinta um leve desconforto visual.
Existem muitas causas para o blefaroespasmo, sendo que a mais comum é o stress, ansiedade e o cansaço excessivo que pode acontecer devido à longa exposição a uma tela de computador ou celular, por exemplo.
Além disso, o consumo de bebidas e de alimentos que sejam ricos em cafeína também pode ocasionar esses espasmos.
O blefaroespasmo costuma desaparecer sem que haja a necessidade de fazer qualquer tipo de tratamento.
Mas, caso ela dure acima de um mês, ou se aparecer de forma frequente e gerar o relaxamento da pálpebra ou distúrbio visual, afetando de forma direta a visão, torna-se essencial consultar um médico especialista em oftalmologia para buscar um tratamento adequado.
A consulta com o oftalmologista terá um exame das pálpebras, para que o médico faça uma avaliação mais completa, e ele poderá indicar medicamentos para a situação, normalmente sendo indicado o uso de relaxantes musculares ou algo mais específico.
Em casos mais graves e indicações precisas, há a sugestão da aplicação de botox, em pequena quantidade, apenas com o intuito de ajudar no relaxamento dos músculos da pálpebra e na redução dos tremores.
A cirurgia de miectomia também pode ser indicada em alguns casos, mas apenas em situações mais urgentes e graves.