Os cílios estão localizados em folículos pilosos na borda palpebral, organizados em duas ou três fileiras, e são formados entre o segundo e o quinto mês de gestação. Geralmente, cada indivíduo possui de cem a cento e cinquenta cílios por pálpebra, e a vida média de cada fio é de aproximadamente três a cinco meses.
Determinar a causa da Madarose com o máximo de antecedência é fundamental para evitar a perda total dos cílios e tentar reverter o processo. Algumas das origens mais comuns para a patologia são a inflamação da borda da pálpebra (blefarite), dermatite (atópica ou seborreica), hipotireoidismo, hipertireoidismo e o lúpus, e destas muitas oferecem sérios riscos de perda da visão.
Os sintomas variam de uma pessoa para a outra, mas, na maioria dos casos, a doença é acompanhada por inflamação da pálpebra, vermelhidão e sensação de coceira, e a possibilidade dos cílios voltarem a crescer está intrinsecamente relacionada com o tipo de Madarose, sendo cicatricial ou não cicatricial. Enquanto a primeira, que ocorre nas dermatites, por exemplo, possibilita a recuperação dos folículos, a segunda os destrói, de modo que estes não crescem mais. Em caso de dúvidas, consulte o oftalmologista!