A importância do “Teste do Olhinho”
Atualmente, vários exames são realizados logo que o bebê nasce, triagens neonatais que previnem doenças e detectam de forma precoce alterações que podem vir a causar problemas mais graves. Dentre eles, o Teste do Reflexo Vermelho, popularmente conhecido como “Teste do Olhinho”, é fundamental para determinar a saúde ocular da criança a curto e a longo prazo.
Capaz de prevenir doenças como o glaucoma e a catarata, além de casos de cegueira, o teste deve ser realizado durante os primeiros trinta dias de vida do bebê. Trata-se de um exame rápido, onde o médico usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz, para que o reflexo possa ser avaliado.
Caso este seja vermelho, o bebê possui uma visão saudável. Mas, caso apresente alguma alteração (como manchas brancas, por exemplo), o caso precisa ser avaliado de forma mais aprofundada pelo oftalmologista. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 50% dos casos de doenças oculares graves são descobertos apenas quando os recém-nascidos já tiveram a visão comprometida, o que reforça a importância da realização do teste com o máximo possível de antecedência.