Glaucoma e o risco de cegueira

Estar atento à saúde ocular é muito importante já que são estruturas complexas que podem desenvolver diversos tipos de doenças. Nossos olhos são responsáveis por um dos mais importantes sentidos, a visão.

 

Abaixo falaremos mais a respeito do glaucoma, uma doença que se não tratada, pode causar a perda irreversível da visão. Acompanhe:

 

O glaucoma é uma neuropatia óptica que cursa com a degeneração das células ganglionares da retina.

 

Como alguns dos principais fatores de risco para o glaucoma primário de ângulo aberto que é a segunda causa de cegueira no mundo temos história familiar e genética, raça (afrodescendentes), PIO (pressão intra-ocular elevada) e idade avançada.

 

O diagnóstico do glaucoma é feito pelo médico oftalmologista, no estágio inicial da doença não apresenta sintomas, sendo importantíssimo a visita regular ao seu médico para o diagnóstico precoce e tratamento. Para diagnóstico e acompanhamento existem alguns exames fundamentais como a paquimetria que avalia a espessura corneana, a gonioscopia que classifica o glaucoma em ângulo aberto ou fechado (que abordaremos em outro tópico) , curva tensional, retinografia (para uma documentação fotográfica do nervo óptico) , campo visual (fundamental para diagnóstico e avaliação de progressão para o dano glaucomatoso) e tomografia de coerência óptica que avalia a camada de fibras nervosas e células ganglionares da retina .

 

Em casos de glaucoma avançado observaremos no campo visual a perda da visão periférica e em casos ainda mais avançados alteração na visão central.

 

O tratamento do glaucoma pode se dar por meio de colírios hipotensores que vão agir com aumento do escoamento uveoescleral e na redução da formação do humor aquoso. Em casos selecionados também temos como opção de tratamento laser e cirurgias como trabeculectomia e implantes de drenagem.

 

Já conhecia o glaucoma e a gravidade dessa doença? Diga no campo dos comentários suas experiências ou dúvidas sobre o assunto. Será ótimo contar com a sua participação e poder ajudar. E não se esqueça de curtir e comentar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta