O olho é um órgão muito complexo e com diversas estruturas que garantem a nossa visão, por isso são diversas as doenças e sintomas que podem acometer essa região do corpo, e dentre as várias possibilidades, a diplopia é um desses sintomas.
Nesse artigo ajudaremos você a entender melhor o que é a diplopia, mostrando quais as causas e também os possíveis tratamentos. Acompanhe:
O que é?
A diplopia é caracterizada pela formação de imagens duplicadas pelo nosso cérebro. Isso ocorre pelo fato de os olhos não estarem alinhados, fazendo com que sejam mandadas duas imagens iguais para o cérebro, contudo, com ângulos diferentes. Ao processar essas duas imagens o cérebro acaba se confundindo e produz uma visão duplicada.
Esse sintoma pode ser classificado em dois tipos principais, monocular e binocular. No monocular o problema está em apenas um olho e no binocular nos dois. Ainda existem os tipos horizontal, que produz imagens duplicadas horizontalmente, e o vertical que produz imagens duplicadas verticalmente.
Causas
As causas podem tanto ser neurológicas (monocular) como oftalmológicas (binocular) nos casos de desalinhamento dos olhos. Dentre a lista incluem situações simples de se resolver e até mesmo doenças graves. As principais causas associadas a diplopia são:
– Desalinhamento dos olhos causado por problemas diversos como pancadas na cabeça, por exemplo.
– Decorrência de outros problemas oculares como astigmatismo, miopia e estrabismo.
– Decorrência de doenças como catarata, diabetes, esclerose e olhos secos.
– Decorrência de doenças graves como tumor e lesões cerebrais assim como derrame no olho.
Tratamento
O tratamento da diplopia vai depender estritamente do que está causando o problema. Caso o problema seja causado por alguma doença o tratamento deve ser feito no sentido de curar essa doença. Por isso a importância de consultar um oftalmologista para a identificação.
Contudo na maioria dos casos a diplopia pode ser curada com o uso de óculos com primas que irão fazer com que os olhos se alinhem lentamente até chegar ao ângulo certo. Em casos mais avançados a intervenção cirúrgica também é uma opção. E lembre-se, não é permitida a prática de exercícios durante o tratamento.
Conhece alguém que tem se queixado de visão dupla? Quem sabe não pode ser diplopia? Por isso não deixe de compartilhar. Caso tenha dúvidas ou sugestões deixe nos comentários.