Quem deseja ter filhos e tem o diagnóstico de glaucoma precisa tomar alguns cuidados, para evitar complicações na gestação, que podem ser ocasionadas pelo uso diário da medicação para controlar a pressão intraocular.
Uma mulher gestante que tenha glaucoma tem uma situação bastante delicada, visto que precisará de muito cuidado e deverá tomar uma decisão: escolher entre usar os colírios para o problema, mas que podem fazer muito mal ao bebê que está em formação, ou suspender os medicamentos e ter o risco de acabar agravando a saúde ocular.
Em alguns casos é possível passar por uma cirurgia, que ajudará a reduzir a pressão intraocular na gestante.
Caso você sofra com o glaucoma e pretenda engravidar, a indicação é sempre procurar por um oftalmologista e fazer testes de suspensão ou de substituição do medicamento utilizado.
Para quem planeja engravidar, a dica é optar pela cirurgia a laser como alternativa ao tratamento do glaucoma. Essa alternativa ajudará a substituir o uso dos colírios durante o período da gravidez, de modo que não haja qualquer risco para o bebê que está sendo formado.
É essencial ir a um oftalmologista ou ao seu médico de confiança e conversar sobre essas possibilidades antes de tentar engravidar.