Doenças que mais afetam a visão de crianças e jovens

A infância é a etapa do desenvolvimento humano em que o corpo sofre as maiores alterações e se tratando especificamente dos olhos, não é diferente. Ainda, 90% do desenvolvimento dos olhos e da visão acontecem durante os 2 primeiros anos de vida.

 

Abaixo abordaremos quais as doenças que mais afetam a visão de crianças até os 12 anos de idade.

 

Acompanhe:

 

Erros de refração — Toda criança nasce com hipermetropia. Isso acontece pelo fato do globo ocular ainda não ter atingido o seu tamanho normal. Contudo, com o crescimento, esse quadro é naturalmente revertido. Porém, é preciso que os pais sempre fiquem atentos, pois, problemas refrativos como miopia, astigmatismo e até mesmo a volta da hipermetropia podem ocorrer.

 

Leucocoria — Caracterizada por um reflexo branco na pupila, a leucocoria pode ser diagnosticada logo após o nascimento da criança, sendo ela, um dos principais motivos de exames oftalmológicos em recém nascidos. O principal complicador da doença está no fato dela impedir a entrada regular de luz pela pupila, podendo atrasar o desenvolvimento das vias ópticas e até mesmo provocar o seu atrofiamento permanente.

 

Retinoblastoma — Esse é o tipo de tumor ocular mais comum em crianças e se caracteriza por alterações das células que formam a retina, sendo altamente maligno. O sucesso do tratamento é alcançado, principalmente, quando a doença é diagnosticada precocemente. Por isso é tão importante a realização do teste do olhinho periodicamente em crianças.

 

Catarata infantil — A catarata é conhecida, principalmente, por afetar pessoas mais velhas, contudo, essa doença pode ser congênita e se desenvolver em crianças e adolescentes. A doença é mais comum do que a gente imagina e é responsável por 10% da cegueira infantil.

 

Esses são alguns exemplos das principais doenças oculares que podem afetar os pequenos, porém a lista é extensa e é preciso ficar atento. Por isso, é importante que os pais façam o acompanhamento médico oftalmológico dos seus filhos desde o nascimento para evitar problemas futuros relacionados a esse sentido tão importante.

 

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto? Conte pra gente nos comentários. Será ótimo poder contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta