DMRI: Degeneração Macular Relacionada à Idade
Área da retina responsável pelo centro da visão, a mácula nos permite enxergar detalhes por meio da conversão da luz do campo visual em impulsos elétricos que são transferidos para o cérebro através do nervo óptico. A Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI), também conhecida como doença do fundo do olho, leva à perda progressiva da visão central e é a causa mais comum de cegueira em indivíduos acima de 60 anos.
Em suma, existem duas formas de DMRI, sendo a seca e a úmida (ou exsudativa). No primeiro caso, a degeneração macular pole levar à baixa de visão central devido a formação de uma cicatriz na mácula (atrofia), enquanto na degeneração úmida ocorre a formação de vasos anormais, causando hemorragia, fluido e presença de proteína na mácula. E, se não tratada o quanto antes, também pode resultar na formação de uma cicatriz.
Muitos indivíduos não sabem que possuem degeneração macular até que o problema se torne perceptível, o que ocorre quando a doença já se agravou. Dentre os principais sintomas estão a perda de visão para leitura, distorção (também conhecida como metamorfopsia) e a dificuldade em distinguir detalhes, como reconhecer o rosto de outras pessoas. Conforme a DMRI progride, é comum a formação de manchas no campo visual central, e, na maioria dos casos, quando um olho é afetado, o outro também irá desenvolver a patologia.
Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença, mas alguns fatores são apontados como responsáveis pelo aumento dos riscos de desenvolvimento, como idade, predisposição genética, hipertensão, obesidade, exposição à luz solar e tabagismo, bem como a ingestão de grandes quantidades de gorduras e dietas extremamente pobres em frutas e verduras.
Atualmente, os tratamentos empregados para impedir a progressão da DMRI são a suplementação com vitaminas, a terapia anti-VEGF e a fotocoagulação com lazer, e a indicação de cada tratamento está intrinsecamente ligada à avaliação do médico oftalmologista. O Hospital de Olhos oferece todos os tratamentos listados e, por fim, vale dizer que é essencial que pacientes diagnosticados com degeneração macular monitorem a visão de forma periódica.