Diabetes e problemas de visão: A importância do acompanhamento periódico
O diabetes é uma doença caracterizada pela incapacidade parcial ou total do organismo de processar a glicose ingerida, relacionada à produção de insulina. E, se você é diabético (a), visitas regulares ao oftalmologista são fundamentais, uma vez que pacientes com estas condições são mais propensos a desenvolver determinadas patologias oculares, como as retinopatias.
A propensão a doenças oculares decorrentes do diabetes aumenta gradativamente, sendo os indivíduos portadores há mais de dez anos o grupo de maior risco, com incidência superior a 50%. Quinze anos após o diagnóstico, o percentual aumenta para 80%, e mesmo o diabetes controlado aumenta em cerca de 70% as chances de o paciente desenvolver uma retinopatia.
É necessário estar sempre atento (a) ao controle da doença através de medicamentos, alimentação adequada e a prática de atividades físicas, além de visitas periódicas ao médico responsável. No que concerne à oftalmologia, o diagnóstico de retinopatias é feito através do exame de fundo de olho, necessário mesmo para pacientes com índices glicêmicos controlados.
Uma fez feito o diagnóstico, os tratamentos incluem medicamentos, foto coagulação com laser e, em casos mais graves, intervenção cirúrgica, e tanto o diagnóstico precoce quanto um bom acompanhamento reduzem de forma considerável os riscos de cegueira. No caso de crianças e jovens portadores de diabetes tipo 1 a atenção deve ser redobrada, uma vez que o problema é mais agressivo.