Mais comum a partir dos 50 anos de idade, a Degeneração Macular Relacionada a Idade é uma doença que afeta a mácula, localizada na parte central da retina, e leva a perda progressiva da visão quando não tratada.
Nesse artigo explicaremos melhor o que é a DMRI, mostrando também as opções de tratamento. Acompanhe:
O que é?
A mácula é uma região no centro da retina composta por células fotorreceptoras (sensíveis à luz) que possuem a capacidade de converter a luz em impulsos elétricos, que são transferidos posteriormente para o cérebro por meio do nervo óptico. O quadro de DMRI é caracterizado quando essas células fotorreceptoras começam a se degenerar.
A DMRI é classificada em dois tipos:
Seca — Representando em média 90% dos casos, a DMRI seca é a forma mais comum da doença e é causada pelo desgaste dos tecidos da mácula e pelo envelhecimento. Esse tipo é considerado menos grave que a úmida.
Úmida — Podendo evoluir com muito mais rapidez do que a seca, resulta de um crescimento anormal de vasos sanguíneos sob a retina. Com esse crescimento pode ocorrer desses vasos se romperem, causando vazamento de sangue ou líquido que acaba distorcendo a visão. Esse tipo pode causar a perda total da visão.
Tratamento
O tratamento da DMRI visa frear e, por vezes, até mesmo reverter a progressão da doença. A melhor opção de tratamento será avaliada pelo seu médico considerando as características e o tipo de DMRI que o paciente possui: seca ou úmida. Confira abaixo as opções de tratamento para os dois tipos:
Seca — Infelizmente os danos causados por esse tipo mais comum de DMRI são irreversíveis. Diagnosticada, o tratamento para retardar a sua evolução geralmente é feito com suplementação alimentar, mudança de hábitos dietéticos e prevenção aos raios solares com o uso de óculos escuros com proteção UVA/UVB.
Úmida — Nesses casos, mais raros, porém, com maior incidência da perda total da visão, o tratamento é feito com medicamentos anti-angiogênicos que possuem a função de secar os vasos sanguíneos que foram formados abaixo da retina.
Tem outras dúvidas relacionadas ao tema? Deixe nos comentários que responderemos o mais rápido possível. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.