Cuidado com os olhos é essencial durante o período de festas juninas
Quem não gosta das festas juninas? O período promete sempre muita animação, comidas típicas e a reunião de amigos e familiares! E ainda mais em 2018, já que estamos em ano de Copa do Mundo de Futebol! Contudo, a tradição de acender fogueiras e soltar fogos de artifício durante as comemorações pode trazer sérios riscos à visão.
Muita gente não sabe, mas os casos de comprometimento da visão por queimaduras e irritações aumentam consideravelmente nesta época, tornando-se extremamente comuns nas emergências. Além das possíveis fagulhas, cinzas e brasas, o calor e a fumaça podem causar ardor, queimação, lacrimejamento, prurido (coceira) e hiperemia (vermelhidão) nos olhos, e os sintomas podem evoluir de pequenas irritações para casos de conjuntivite, por exemplo.
Os pacientes são, em sua maioria, crianças, e é essencial que os pais tenham cuidado redobrado durante os festejos. Segundo especialistas, os fogos de artifício são os mais perigosos, principalmente quando manipulados por pessoas sem experiência ou desatentas. Isso porque os materiais utilizados em sua composição, como a pólvora, podem causar desde uma pequena sensação de arranhão até uma perfuração ocular com danos graves (como a cegueira).
Como prevenir é melhor do que remediar, é fundamental proteger os olhos durante as festas de São João. Manter distância de fogueiras e das pessoas encarregadas de soltar os fogos de artifício é o primeiro passo para evitar acidentes, principalmente envolvendo crianças. Outra dica importante é supervisionar o uso de bombinhas e traques, e nunca, em nenhuma hipótese, fazer uso de colírios sem prescrição médica. Em caso de desconforto, procure um oftalmologista!