Conjuntivite: tipos, sintomas e tratamentos

A conjuntivite é uma das doenças nos olhos mais comuns que podem ocorrer. Ela pode ter diversas causas, sendo a mais comum a alérgica, que surge em qualquer momento, a depender da circunstância que a pessoa estiver vivendo naquela hora.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer os tipos de conjuntivite que existem, os principais sintomas e os tratamentos mais eficazes para esse problema de saúde ocular. Confira!

Os tipos de conjuntivite

O tipo mais comum de conjuntivite é a alérgica. Os olhos ficam irritados, a pessoa coça, ele fica avermelhado, inflama e a infecção se aloja ali naquele lugar. Embora existam diversos alérgenos, o pólen é uma causa sazonal comum.

Além desse tipo, outra que também é super comum é a infecciosa, causada pelo contato de uma pessoa com outra que esteja contaminada com o vírus, a bactéria ou o fungo. Os três podem causar essa inflamação nos olhos.

Existe também a chamada conjuntivite tóxica que é a causada pelo contato direto dos olhos com algum produto químico que faça mal a eles e, com isso, eles inflamam e infeccionam. Essa é menos comum de ocorrer.

Os principais sintomas

O sintoma que mais aparece em pacientes com conjuntivite é o olho avermelhado, dolorido, inflamado. Além disso, ele fica lacrimejante, a pálpebra inchada, pode ter pus, gerar coceira, dor ao olhar para locais com luz, a visão embaçada e os olhos ao acordar ficam fechados por conta do excesso de remela nas pálpebras.

As formas de tratamento

O tratamento vai depender da causa da conjuntivite. Se for alérgica, por exemplo, você precisa ficar em locais e em contato com ambientes que não te causam alergia, além de tomar um antialérgico e o anti-inflamatório para acabar com a inflamação.

Dica parecida vale para a tóxica, com a diferença de que se houve algum tipo de contato mais direto, como o produto entrar nos olhos, é preciso usar outros medicamentos mais fortes que limpem o globo ocular dessa toxicidade.

Já nos casos da conjuntivite infecciosa, é preciso aplicar remédios próprios para acabar com a infecção, como os antibióticos.

A conjuntivite é uma doença incômoda, mas simples de ser tratada, caso isso ocorra no início do aparecimento da enfermidade. Não deixe para depois o tratamento, porque ela pode piorar e até evoluir para algo mais grave.

Se tiver gostado deste texto com informações sobre a conjuntivite, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta