É muito provável que você já tenha tido ou conheça alguém que já teve conjuntivite. Esse tipo de inflamação da membrana externa do globo ocular (conjuntiva) é muito comum e atualmente tem crescido no número de casos registrados no Brasil.
Portanto, entender melhor sobre o assunto é uma necessidade, uma vez que todos estamos sujeitos a contrair conjuntivite. Nesse artigo explicaremos melhor quais as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para os principais tipos de conjuntivite. Acompanhe:
Conjuntivite infecciosa
Causa: Contagiosa por contato, esse tipo e conjuntivite é um dos mais comuns e a transmissão pode ocorrer de forma bacteriana ou viral.
Sintomas: Os sintomas incluem olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia nos olhos, secreções purulentas, coceira e fotofobia.
Tratamento: Basicamente realizado por meio da limpeza do local, podendo para isso usar soro fisiológico. Não existe medicamento específico para a conjuntivite viral, contudo, pode-se usar lubrificantes oculares e uso de colírios anti inflamatórios para aliviar os sintomas ; no caso de bacteriana se faz necessário uso de colírio antibiótico .
Conjuntivite alérgica
Causa: Esse tipo de conjuntivite tem causa na predisposição genética do indivíduo devido às alergias e normalmente acomete os dois olhos. Esse tipo não é contagiosa.
Sintomas: Coceira nos olhos, aumento de secreções, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e hipersensibilidade à luz.
Tratamento: Por meio do controle ambiental preventivo e utilização de óculos de sol, tudo para proteger os olhos dos alérgenos aerotransportados ou de contato. Ainda, existem medicamentos específicos e vacinas para esse tipo de conjuntivite, porém devem ser orientados por um oftalmologista.
Conjuntivite Química
Causa: Esse tipo surge devido ao contato dos olhos com algum agente tóxico, como produtos de limpeza, sabão, substâncias químicas.
Sintomas: Visão embaçada, coceira, dor ou ardência, secreção ocular, inchaço das pálpebras, olhos vermelhos, fotofobia.
Tratamento: No caso de contaminação química a imediata lavagem do local com água abundante é uma regra. Além disso pode ser indicado o uso de lágrimas artificiais, limpeza constante do local e suspensão do uso do agente causador.
Já teve conjuntivite? Conte pra gente nos comentários o tipo e como você fez para tratar a infecção. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.