Conheça a importância do teste do olhinho

O teste do olhinho é um exame bastante simples e é realizado nos recém-nascidos quando eles ainda estão na maternidade.

 

Esse teste passou a ser obrigatório no Brasil, devendo ser realizado como uma parte dos exames mais básicos e fundamentais, a fim de garantir a saúde ocular dos bebês.

 

O exame deve ser feito, preferencialmente, por um médico oftalmologista, apesar de os pediatras estarem aptos a realizá-lo também.

 

Esse teste é feito para que se possa detectar possíveis anomalias intraoculares , por meio do reflexo da luz diretamente nos olhos do bebê.

 

O teste do olhinho é feito com as luzes baixas em um ambiente, com o médico direcionando uma luz de forma direta sobre os olhos do recém-nascido.

 

O resultado é a cor do reflexo das luzes direcionadas, podendo elas serem alaranjadas, avermelhadas ou amareladas.

 

Caso não haja reflexo ou a cor dele seja esbranquiçada, é sinal de alerta para o médico.

 

Em casos como esse, é importante realizar outros exames, por um oftalmologista, para detectar qualquer condição patológica nos olhos.

 

O teste do olhinho é importante porque ajuda a detectar diversas doenças, de modo que seja possível verificar com antecedência se existe alguma coisa errada com a visão do bebê.

 

Entretanto, ele sozinho não é capaz de trazer uma maior certeza sobre o diagnóstico de uma doença. Então, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica orienta o primeiro exame oftalmológico ao nascimento e avaliação periódica semestral nos primeiros 2 anos de vida e posteriormente controle anual durante todo o desenvolvimento da criança.

 

Existem algumas doenças que são bem sérias e que podem ser detectadas com antecedência com o auxílio do teste do olhinho, como a catarata congênita, o glaucoma e a retinopatia da prematuridade.

 

Sempre que for orientado, procure um oftalmologista para o seu filho, mesmo que ainda seja um bebê. Essa atitude pode evitar problemas na visão dele, como a cegueira irreversível.

 

 

 

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta