Como manter os seus olhos sempre hidratados?
O olho é um dos órgãos mais complexos e delicados do corpo humano, e, integrados à sua anatomia, estão o corpo ciliar, a córnea, a pupila, a retina, a íris e o nervo óptico, estruturas fundamentais e que necessitam de cuidados para a manutenção de uma boa saúde ocular, como a hidratação.
Muitas vezes, agentes externos e ambientais podem comprometer a hidratação dos olhos e favorecer o ressecamento, contudo, algumas pessoas possuem uma deficiência na produção das lágrimas. O filme lacrimal é composto de três camadas, sendo mucina, aquosa e lipídica, e esta última impede a evaporação da segunda camada, além de hidratar e limpar o organismo. Entretanto, quando há carência lipídica, a camada aquosa fica exposta e a evaporação do filme lacrimal aumenta.
E a baixa produção de lágrimas caracteriza uma patologia conhecida como Síndrome do Olho Seco, que, caso não seja diagnosticada e tratada o quanto antes, pode acarretar na ulceração das córneas e na perda da visão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta síndrome atinge cerca de 20 milhões de brasileiros, o equivalente a 10% da população.
Para manter os olhos sempre hidratados, os cuidados devem ir além do consumo regular de água durante o dia, e recomenda-se que o indivíduo pisque regularmente, descanse os olhos, faça a limpeza dos mesmos corretamente e durma pelo menos oito horas por noite. Além disso, é fundamental a consulta com um oftalmologista regularmente, além de o uso de colírios (quando prescritos) e atenção quanto a higiene das mãos.