De longe é o principal motivo pela procura de um oftalmologista: a realização do exame de refração serve para o médico diagnosticar possíveis falhas refrativas na visão do paciente e que estejam prejudicando a sua acuidade visual. Dessa forma, por meio do exame, o médico poderá indicar o grau e tipo de lentes ideias para garantir uma visão limpa e eficiente para o indivíduo.
Um problema de refração é caracterizado quando o feixe de luz ambiente, que atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum tipo de desvio provocado pela anatomia do olho, distorcendo assim a nitidez das imagens formadas na retina e enviadas ao nosso cérebro.
O exame de refração é feito justamente para identificar essas possíveis distorções. Com a ajuda de equipamentos próprios como, por exemplo, o Auto Refrator (identifica automaticamente o grau de refração), o Projetor (testa a capacidade de visão do paciente por meio de projeções diversas) e também o Refrator de Green’s (aparelho com diversas lentes que o médico vai mudando até que o paciente encontre as ideias para cada olho), o médico consegue dar um diagnóstico.
Após a realização do exame o oftalmologista poderá indicar qual o problema apresentado pelo paciente, como, por exemplo, astigmatismo, miopia e hipermetropia, assim como indicar qual o grau das lentes corretivas ideias para corrigir o erro refrativo apresentado por ele.
Tem dúvidas ou sugestões relacionadas ao assunto? Conte para a gente nos comentários que será um prazer poder te ajudar e/ou contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.