Como descobrir se seu filho está com problemas de visão

Como descobrir se seu filho está com problemas de visão

Quando se trata do desenvolvimento cognitivo da criança, a visão é um dos sentidos mais importantes, afinal, gestos e condutas são apreendidos através da observação das pessoas ao redor. Principalmente entre os dois e os três anos de idade, quando atingem a visão do adulto, e dos sete aos nove anos, quando o desenvolvimento visual está completo, é preciso atenção quanto ao comportamento dos pequenos para detectar possíveis problemas. Confira:

Segundo pesquisas recentes, uma em cada vinte crianças em idade pré-escolar sofre de algum problema de visão, e, no Ensino Médio, este número sobe de 5% para 25%. Muitas vezes interpretado por pais e professores como falta de atenção, os problemas de aprendizado podem estar relacionados à problemas visuais não detectados. E, nestes casos, a consulta com um oftalmologista é essencial!

Entre os sinais mais comuns estão o cansaço, dor de cabeça frequente, desinteresse pela leitura, sentar-se muito próximo à televisão e andar de cabeça baixa, características geralmente relacionadas a erros refrativos como miopia e astigmatismo. Já na faixa etária entre os oito e doze anos de idade, o estrabismo e a ambliopia são alguns dos problemas mais comuns.

Por fim, além de estar sempre atento (a) a possíveis sintomas, como lacrimejar excessivo, coceira frequente nos olhos e sensibilidade à luz, a indicação para prevenir doenças oculares é levar a criança ao oftalmologista a cada seis meses, principalmente até os primeiros anos da adolescência.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta