Duas doenças oculares que são comuns e ocorrem com certa frequência é o calázio e o terçol. Elas são até bem parecidas, o que faz com que muitas pessoas confundam uma com a outra.
Porém, terçol e calázio não são a mesma enfermidade. Por isso, este texto vai te mostrar o que é cada uma delas, as diferenças entre elas e demais informações sobre essas doenças. Confira!
O que é calázio?
O Calázio é um nódulo inflamatório de crescimento lento na glândula lacrimal da pálpebra. Inicialmente, o calázio pode parecer uma pequena pérola indolor na pálpebra. Depois de alguns dias, pode ficar maior, vermelho e elástico, mas continua sendo indolor.
Esse nódulo pode crescer, deixar a visão mais embaçada ou pode desaparecer por conta própria, em alguns casos os cistos encapsulados precisam cirurgia. De qualquer forma, é bom visitar um oftalmologista, para ele observar o tamanho do calázio e definir qual o melhor tratamento.
O que é terçol?
O terçol ou hordéolo é uma protuberância vermelha e dolorosa perto da extremidade da pálpebra que pode ter o aspecto de um furúnculo ou de uma espinha. Geralmente, o terçol contém pus. Também pode se formar na parte interna da pálpebra.
Caso não seja tratado, o terçol pode evoluir para um calázio, onde já é a fase crônica com a formação do nódulo e inflamação na glândula das pálpebras. Por isso, também precisa ser tratado da forma correta, com a ajuda do oftalmologista.
Como tratar ambas as doenças?
Por mais que sejam enfermidades diferentes, o tratamento de ambas é bem parecido. Você pode usar tanto no calázio, quando no terçol, as compressas quentes que aliviam os sintomas, as dores, as irritações.
No caso específico do terçol, existem pomadas antibióticas que fazem a cura da infecção. Já o calázio é preciso observar se o nódulo vai desaparecer sozinho ou com o uso de anti-inflamatórios. Se isso não ocorrer, é preciso fazer uma pequena cirurgia para a retirada desse nódulo.
Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do terçol e do calázio, deixe o seu comentário aqui embaixo!