Caracterizada pela inflamação da parte externa das pálpebras, a blefarite quando não tratada adequadamente pode levar até mesmo a inflamação da córnea. Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas e iniciar o tratamento quanto antes.
Causa
A blefarite não possui uma causa específica, contudo, na maioria das vezes ela está associada ao mau funcionamento das glândulas localizadas na base dos cílios, podendo causar inflamação, coceira e irritação nessa região.
Dentre as doenças e condições de saúde que podem desencadear a blefarite estão:
Infecções bacterianas — Causadas principalmente pela bactéria Staphylococcus Aureus.
Dermatite seborreica — Apesar de ser mais comum no couro cabeludo com o aparecimento de capas o problema também pode acometer os cílios, aumentando a oleosidade nessa região e tornando o ambiente propício a inflamações.
Rosáceas — Pessoas que sofrem de rosáceas podem desenvolver o tipo ocular da doença e com isso desenvolver a blefarite.
Alergias — Alergias causadas por maquiagem e colírios, por exemplo, podem desencadear a blefarite.
Ácaros — Pele oleosa, má higienização e estresse podem desencadear a proliferação de micro-organismos que causam a blefarite, sendo o mais comum deles o ácaro demodex.
Sintomas
Os sintomas iniciais e mais comuns da blefarite se caracterizam pela lacrimação e irritação dos olhos, o que pode levar o paciente a confundi-la com uma conjuntivite, porém com o desenvolvimento da blefarite o afetado irá notar outros sintomas como, por exemplo:
Olhos avermelhados;
Ardência ocular com sensação de queimação;
Inchaço e descamação das pálpebras;
Sensibilidade à luz;
Queda dos cílios;
Visão embaçada;
Oleosidade excessiva das pálpebras.
Tratamento
Basicamente o tratamento da blefarite é feito por meio da higienização das pálpebras e da aplicação de medicamentos específicos. O medicamento utilizado deve ser definido pelo médico e ele poderá servir tanto para tratar a blefarite em si como também as possíveis doenças que estejam desencadeando essa condição.
Contudo, em todos os casos é sempre recomendável:
Lavar os olhos e pálpebras pelo menos duas vezes ao dia com uma solução composta por xampu para bebê e água;
Aplicar compressas de água morna diariamente por 5 minutos;
Descontinuar o uso de tudo que cause irritação aos olhos como maquiagens, cílios postiços e lentes de contato, por exemplo.
Caso tenha outras dúvidas ou sugestões de conteúdo sobre a blefarite deixe nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso artigo.