Astigmatismo: Tipos, sintomas, causas e tratamentos

Problemas relacionados a visão são sempre um transtorno, afinal de contas esse é um sentido muito importante para desempenharmos com mais facilidade as funções do dia a dia. Dentre as disfunções oculares o astigmatismo é uma das mais comuns e atualmente existem milhões de pessoas no Brasil que sofrem com esse problema.

Nesse artigo falaremos um pouco melhor do astigmatismo, mostrando os tipos, sintomas, causas e também os tratamentos disponíveis. Acompanhe:

O que é?

Antes de qualquer coisa nós precisamos entender o que é o astigmatismo. Essa disfunção ocular pode ser resultado tanto de uma curvatura irregular da córnea quanto do cristalino. Essa curvatura acaba distorcendo e/ou embaçando as imagens captadas pelo olho.

Tipos

O astigmatismo pode ser definido em três tipos principais, o astigmatismo corneano, o residual e também aquele em que há os dois tipos anteriores combinados, o astigmatismo total. Veja as principais características de cada um deles:

Astigmatismo corneano — Nesse tipo a córnea anterior possui ao longo dos dois meridianos principais uma curvatura desigual.

Astigmatismo residual — Nesse as estruturas desiguais estão localizadas nas superfícies posterior e frontal do cristalino.

Astigmatismo total — É a combinação das disfunções dos dois astigmatismos anteriores.

Sintomas

O principal sintoma que caracteriza o astigmatismo é a visão turva e duplicada. Essas distorções devem ser bem visíveis para que seja caracterizado o problema e também para que o oftalmologista indique lentes corretivas, por exemplo. Essa visão turva e duplicada pode dificultar a leitura, causar dificuldades de ver de perto e longe, causar fotofobia e também dificuldades de enxergar a noite.

Causas

O astigmatismo é causado por fatores hereditários, ou seja, caso você tenha parentes diretos, principalmente pai e mãe que tenham astigmatismo, muito provavelmente você também terá essa disfunção. Por isso é importante que pais e mães astigmáticos de crianças pequenas, que não possuem a capacidade de identificar o problema, levem seus filhos ao oftalmologista.

Tratamentos

Ao começar a sentir os sintomas do astigmatismo você deve procurar por um profissional oftalmologista, somente ele poderá dar um diagnóstico definitivo e indicar o tratamento mais recomendável.

Na maioria das vezes o tratamento é realizado com o uso de lentes corretivas que deverão ser utilizadas pelo resto da vida. O médico pode indicar tanto lentes de contato quanto óculos de armação, ou até mesmo os dois.

Em casos mais graves, em que o problema está em estágio muito avançado, poderá ser indicada a realização de procedimento cirúrgico corretivo. Para estar apto a fazer a cirurgia o indivíduo deverá ter pelo menos 18 anos e estar com o astigmatismo estabilizado a pelo menos 1 ano.

Gostou do artigo? Caso tenha dúvidas ou sugestões não se esqueça de deixar nos comentários. E também curta e compartilhe com os amigos.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta