Assistir TV no escuro faz mal à visão?
Você já ouviu dizer que assistir à televisão no escuro faz mal à visão? Acontece que quando estamos em um ambiente com baixa iluminação nossos olhos precisam reajustar algumas estruturas para que o foco e a definição sejam adequados à situação, e, com o tempo, isso pode causar desconforto na região ocular, como dores de cabeça ou lacrimejo intenso.
Outro ponto importante é o excesso de luz vindo da tela da TV, o que exige que o olho se adéque à iluminação para um bom foco e definição de imagem. Entretanto, por mais desconfortáveis que sejam, estes reajustes e suas consequências são, em sua maioria, naturais e incapazes de prejudicar de fato a qualidade da visão.
Estudos realizados não comprovaram que o cansaço causado pela prática tem relação com o desenvolvimento de doenças oculares, e os sintomas geralmente se dissipam quando a iluminação adequada é reestabelecida. Além disso, mesmo com pouca luz o olho permite que a pupila se dilate para que possamos enxergar melhor, e, uma vez que a esta funciona como um músculo, é comum que a dilatação cause um pouco de desconforto.
Contudo, a recomendação dos especialistas é que a prática seja evitada, ou seja, nada de passar longos períodos no escuro maratonando sua série favorita, hein?! O ideal é que o ambiente esteja iluminado por fontes de luz mais suaves, o que minimiza o contraste e previne os “efeitos colaterais”, como as dores de cabeça e a chamada “vista cansada”.
Além disso, programe intervalos periódicos para descansar os olhos e mantenha uma distância mínima de 50 cm da tela do aparelho, garantindo assim mais conforto e bem-estar. Ah, e caso o desconforto se torne intenso ou outros sintomas apareçam, não hesite em procurar um médico oftalmologista!