Ambliopia: O que é, quais as causas, tipos e tratamentos?

A ambliopia é uma condição ocular popularmente conhecida como olho preguiçoso e geralmente atinge principalmente as crianças, podendo causar em casos mais avançados até mesmo a ocorrência de estrabismo.

Para ajudar você a entender melhor o que ambliopia elaboramos esse artigo, mostrando também as suas principais causas, tipos e tratamentos. Confira:

O que é?

A ambliopia é uma condição em que o cérebro ignora as imagens captadas por um dos olhos, contudo, raramente pode acometer os dois olhos simultaneamente. Podendo resultar na perda permanente da visão se não tratada precocemente. Essa condição, por vezes, pode não ser notada pela criança, por isso é preciso que os responsáveis fiquem atentos à possíveis sinais como:

– A criança cobre um dos olhos para poder enxergar melhor.

– Ao tentar focalizar um objeto a criança cerra os olhos.

– Um dos olhos não aponta na mesma direção do outro.

Causas

Quando a criança nasce, as suas vias visuais não estão completamente desenvolvidas e é preciso que haja um estímulo com imagens claras, bem definidas e perfeitamente sobrepostas por ambos os olhos para que o cérebro desenvolva essa habilidade normalmente.

Caso ocorra de um dos olhos não oferecer imagens perfeitas para o cérebro durante os primeiros anos de vida, ele pode começar a ignorar as imagens daquele olho, podendo resultar na perna momentânea ou até mesmo permanente da visão.

Tipos de ambliopia

As causas da ocorrência de ambliopia estão intrinsecamente ligadas aos tipos dessa condição, pois, são eles que vão definir o porquê do olho não estar enviando imagens claras ao cérebro. Os principais tipos são:

Por erro de refração

– Normalmente, nesses casos, a hipermetropia e o astigmatismo são os principais problemas que causam erro de refração, resultando na diferença de foco dos olhos.

Por estrabismo

– O estrabismo causa o desalinhamento dos olhos e com isso resulta em imagens enviadas para o cérebro que não são sobrepostas perfeitamente. Dessa maneira, o cérebro passa a suprimir as imagens enviadas por um dos olhos a fim de proporcionar uma visão mais nítida.

Por bloqueio da visão

– Problemas que deixam um dos olhos turvos ou cobertos como a catarata congênita, por exemplo, podem levar a ambliopia, pois, a luz que incide nos olhos será distorcida e resultará em imagens também não muito claras.

Tratamento

Atingindo em média 3% das crianças, a ambliopia é uma disfunção que deve ser tratada quanto antes para que ela não se torne permanente. A recomendação é que o tratamento seja feito até os 3 anos de idade, podendo esse prazo se estender até os 8, contudo, com sequelas mais permanentes.

Dentre os tratamentos possíveis e que podem ser recomendados pelo oftalmologista, estão:

– Uso de lentes de contato corretivas ou óculos de grau;

– Uso de tampão em um dos olhos para estimular a percepção do outro pelo cérebro;

– Em casos de estrabismo o tratamento será específico para corrigir essa disfunção.

Que tal ajudar na divulgação de como identificar a ambliopia compartilhando o nosso artigo? Os pais e mães agradecem. E não se esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Compartilhe essa postagem:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Marque sua consulta