Alimentos que auxiliam na prevenção da degeneração macular
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença decorrente da passagem do tempo, uma patologia da retina que se manifesta quando a mácula, a parte da retina localizada no fundo dos olhos, se deteriora. Entre os efeitos estão as dificuldades na amplitude visual central, que progridem gradualmente e que, em muitos casos, podem levar à cegueira total.
Contudo, é possível prevenir a Degeneração Macular através de medidas simples, como o consumo de alimentos cujos nutrientes contribuem para uma boa saúde ocular, principalmente através de uma dieta rica em vitaminas antioxidantes (C e E), zinco, ácidos graxos (ômega-3) e betacarotenos (ligados à vitamina A). A vitamina C, um poderoso antioxidante, pode ser encontrada em frutas cítricas, na maça, no espinafre, no tomate e na batata, enquanto os vegetais verdes, o abacate, as castanhas e o trigo possuem grande concentração de vitamina E.
Os betacarotenos, pigmentos importantes para a conversão em vitamina A pelo organismo, são encontrados em grandes quantidades nos ovos, pimentão amarelo, brócolis, milho, alface e espinafre, bem como em frutas (laranja, tangerina e manga), e são essenciais para uma boa visão. Já os ácidos graxos (ômega 3), estão presentes principalmente nos peixes, como sardinha e salmão, nas nozes, na semente de linhaça e em frutas, como o kiwi.
Por fim, o zinco, indispensável no combate à patologia, é comum nas ostras, lagostas e caranguejos, além de nas carnes de boi, frango e porco. É possível ainda encontrar o mineral em laticínios, no feijão, cereais, aveia e amêndoas. Em todo caso, é fundamental o acompanhamento com um médico oftalmologista!