O mês de setembro é dedicado à conscientização da doação de órgãos, através da campanha Setembro Verde.
Apenas no ano de 2019 foram realizados mais de 27 mil transplantes de órgãos, incluindo os de córnea, mostrando como é importante que as pessoas saibam mais sobre a doação e como podem se tornar doadoras.
O procedimento de transplante de órgãos consiste na reposição de determinado órgão em uma pessoa doente. O órgão ou tecido vem de um doador, que pode ser uma pessoa viva ou de uma pessoa recém falecida, dependendo do órgão.
A córnea (estrutura anterior dos olhos) é um tecido que pode ser doado. Assim fazer a cirurgia de transplante de córnea.
Mesmo pessoas com distúrbios oculares, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata ou glaucoma podem ser doadores, e a doação precisa ser realizada em um prazo máximo de 24 horas.
O transplante permite que deficientes visuais totais ou parciais, por conta de opacidade/alteração na córnea, recuperem a visão em mais de 90% dos casos.
A pandemia fez com que houvesse uma enorme queda no número de doadores de medula, e campanhas como o Setembro Verde são importantes para permitir que as pessoas conheçam mais sobre essa necessidade dos pacientes.
Para ser doador, basta avisar sua família que você deseja ser doador. Essa atitude pode salvar muitas vidas e recuperar a visão de alguém.