Miopia em crianças: computadores e smartphones estão entre as principais causas
Se você enxerga claramente objetos próximos, mas possui dificuldade em ver os que estão a mais de dois metros de distância, pode ser sinal de miopia. Nos últimos anos, o número de casos do distúrbio aumentou de forma considerável, sobretudo entre os mais jovens, e especialistas afirmam que o problema está relacionado ao uso excessivo de computadores e smartphones.
De acordo com uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil utilizam a internet mais de uma vez por dia através dos aparelhos eletrônicos, e este crescente acesso à tecnologia acaba desencadeando uma preocupação em relação à saúde ocular, uma vez que, de acordo com levantamentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20 % das crianças em idade escolar apresenta problemas de vista.
Dentre estes problemas, a miopia é o que acumula o maior número de casos, chegando a ser considerada como epidemia, afetando principalmente os jovens e adolescentes que permanecem conectados por mais de seis horas diárias. A falta de atividades ao ar livre também figura como uma das principais causas da doença, e está intrinsecamente ligada ao mecanismo de acomodação da visão, que nos permite observar objetos distantes e focar de forma nítida objetos mais próximos.
Como as crianças geralmente não conseguem identificar dificuldades relacionadas à visão, é fundamental que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos, que, uma vez acometidos por algum problema visual, costumam apresentar dores de cabeça frequentes e baixo desempenho escolar, além de franzirem os olhos para enxergar e assistirem à televisão muito próximos do aparelho. Caso qualquer um destes sintomas seja observado é recomendado consultar um oftalmologista o quanto antes.