Saiba mais sobre a relação entre o tempo seco e a conjuntivite
O verão, com suas altas temperaturas e o tempo seco, é uma estação que exige atenção à saúde ocular, principalmente no que diz respeito à conjuntivite, doença que causa a inflamação da membrana que reveste o olho (conjuntiva).
Além de fatores climáticos, piscinas, saunas e locais sem ventilação natural também facilitam a proliferação do vírus que provoca a patologia (no caso da conjuntivite viral), e que acomete especialmente indivíduos com baixa imunidade, quadro extremamente comum neste período.
Há ainda a conjuntivite bacteriana, que tem como principais características a vermelhidão nos olhos e a produção excessiva de uma secreção amarelada ou esverdeada, e a causada por fungos, que pode levar até mesmo à cegueira caso não seja tratada o quanto antes.
Um quadro de conjuntivite tem duração média de sete a dez dias, mas a doença pode levar até quatro semanas até que seja completamente curada. Uma vez que é altamente infecciosa, recomenda-se que o indivíduo acometido permaneça afastado do ambiente de trabalho ou estudos durante o tratamento.
Apesar de comum entre as doenças oculares, a conjuntivite não pode ser subestimada. Comumente um mesmo indivíduo pode ser acometido pela patologia mais de uma vez ao longo da vida, e, ao primeiro sinal de sintomas, é fundamental consultar um oftalmologista, afinal, a automedicação pode piorar o quadro da doença. Fique de olho!