Saiba mais sobre a Ambliopia
Popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, a ambliopia é uma condição caracterizada pelo mal desenvolvimento dos olhos durante a infância. Segundo dados do Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos (CBCO), o problema afeta cerca de 2% da população.
Neste contexto, a realização do Teste do Olhinho, por exemplo, é de suma importância para a identificação deste e de outros problemas logo após o nascimento da criança. Além disso, consultas regulares durante a fase de desenvolvimento da visão contribuem para o diagnóstico precoce, uma vez que a ambliopia é comum até os sete anos de idade.
Uma vez diagnosticada a doença, o médico oftalmologista determinará o melhor tipo de tratamento baseado na causa, contudo, o método mais comum é a utilização de um tampão sobre o olho de melhor visão, para que o outro seja estimulado. Já nos casos de ambliopia causada por catarata congênita, o mesmo processo é iniciado após cirurgia para a cura da doença inicial.
Por fim, é fundamental dizer que o tratamento deve ser seguido à risca, e que, quanto mais cedo a ambliopia for detectada, maiores as chances de cura. Caso seja diagnosticada após os dez anos de idade, os resultados podem não ser completamente satisfatórios e a criança ainda poderá apresentar dificuldades relacionadas à visão.