Como tratar a conjuntivite bacteriana?
Caracterizada por uma secreção espessa, amarelada e de consistência cremosa, a conjuntivite bacteriana faz com que os olhos fiquem inchados e doloridos. O contágio se dá através do contato com as secreções de um indivíduo infectado, e, dentre os principais sintomas, estão a coceira e a dor na região ocular, hipersensibilidade à luz e a sensação de “areia nos olhos”, além de vermelhidão.
A conjuntivite pode acometer apenas um dos olhos, mas frequentemente infecta os dois, e o período de contágio se estende enquanto houver sintomas. No caso da conjuntivite bacteriana, o tempo de duração da doença varia de dez a quatorze dias caso não seja tratada corretamente. Entretanto, com prescrição oftalmológica, o incômodo pode ser reduzido prontamente através do uso de colírios antibióticos.
O tratamento consiste no uso periódico e diário de colírio antibiótico receitado pelo oftalmologista, comumente várias vezes ao dia e por cerca de sete a dez dias. Em casos graves, a doença pode evoluir para uma infecção da córnea (ceratite), contudo, o tratamento permanece o mesmo, com raras exceções.
Dentre os principais cuidados para prevenir o contágio pela doença estão: manter os olhos secos e limpos, lavar diariamente e de forma separada toalhas, lençóis e fronhas, lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso de álcool em gel antes e depois de limpar os olhos, evitar abraços, beijos e cumprimentos com as mãos e limpar a região ocular com água em abundância ou compressas embebidas em soro fisiológico.